As empresas que trabalham com caça vazamento oferecem algumas dicas a seus consumidores para que eles estejam cientes de que algo está acontecendo com seu encanamento. Começando pela sua conta de água, com certeza você já deve ter um controle sobre a média de gastos e o mês que vier um pouco mais alto pode ser apenas um gasto maior, porém caso o aumento continue sendo constante, uma dica interessante é procurar a JJV, uma empresa especializada em caça vazamento.

Outra dica interessante é ficar de olho na umidade onde o encanamento passa, mesmo que seja acimentado é possível perceber um volume de umidade em alguns lugares durante o longo desse encanamento, porém é necessário tomar bastante cuidado e prestar atenção para conseguir ver. Em alguns casos o fluxo de vazamento faz com que o encanamento vibre, por isso em alguns lugares durante o longo do encanamento é possível perceber que existem barulhos subterrâneos que lembram muito uma batida frequente, essas batidas reforçam algum problema no encanamento, pois em casos de fluxo normal não existe vibrações, a não ser que você já tenha ouvido outras vezes essa vibração na encanação.

Caso nenhuma das dicas tenha dado certo, suba até a caixa d’água e amarre a boia para evitar qualquer acionamento quando a água começar a baixar, antes disso desligue todas as torneiras, lembrando que essa técnica deve ser utilizada principalmente durante a parte do dia onde você não utilizada tanta água. Logo após fechar todas as torneiras e também amarrar a boia, marque o nível da água dentro da caixa e espere no mínimo uma hora para ver se o nível se modificou. Caso o nível esteja abaixo da marcação é problema de encanamento, nesse caso uma dica interessante é entrar em contato com uma empresa especializada ou tentar arrumar sozinho.

Caso você queira arrumar o encanamento sozinho, será necessário ter em mãos veda rosca, serra fina, cola para canos e também um pequeno ligamento para o tamanho do cano, ficando que será necessário fazer uma ligação entre os dois canos para que seja recuperado a parte danificada. Verifique de ter todas as alimentações de água desligadas, caso contrário você terá problemas em relação a vazão de água. Com todos os itens em mãos, localize o local que está com vazamento e faça um corte nos dois lados, lembrando que esse corte deve ser do tamanho da conexão.

Faça a conexão corretamente utilizado um pequeno pedaço de veda rosca para melhorar na conexão, logo após passe coloca para cano, visando dessa forma oferecer maior resistência, verifique que a encanação está devidamente feita e deixe secar durante alguns minutos. O indicado é que depois de feito o reparo, deixe o encanamento durante uma hora sem receber nenhum tipo de umidade, lembrando que em alguns casos será necessário adquirir outro pedaço de cano para fazer a conexão, sem contar que será necessário quebrar concreto ou outros tipos de construções, por isso é necessário ter bastante cuidado e conhecimento técnico.